Bundt Cake de Chocolate e Pétalas de Rosa


Bem sei que o calor não tem dado tréguas e que as temperaturas têm estado bem altas. Que convidam a um mergulho na piscina onde apetece ficar de molho o dia inteiro ou a uma ida à praia onde apetece sentir os pés bem frescos na areia molhada.. Mas eu confesso que gosto destes dias. Afinal é verão, a estação dos dias quentes e compridos pelos quais tanto ansiávamos quando a primavera veio disfarçada de inverno. A estação das refeições leves e coloridas, das bebidas frescas e dos gelados, dos finais de tarde à beira mar. Das festas e romarias, do reencontro de amigos que só vemos nestas alturas. E o melhor de tudo, para muitos é a estação das férias, do merecido descanso após um ano inteiro de trabalho. É uma estação cheia de momentos felizes. 

Os dias pedem refeições simples e descomplicadas. Pequenos almoços práticos, saudáveis e saciantes. As saladas e os grelhados são sempre os preferidos e os legumes bem como a fruta estão sempre presentes. Os petiscos, sempre os petiscos. Nada como uma bebida gelada a acompanhar uma salada de polvo, umas amêijoas ou um pica-pau, numa esplanada ao final do dia. E após uma semana de refeições leves e nutritivas, chega finalmente o fim de semana que pede sempre um bolinho. Nem as temperaturas altas me impedem de ligar o forno e perfumar a minha cozinha com o aroma de um bolo acabado de sair do forno. Todos os motivos são válidos para fazer um bolo e nada me deixa mais feliz. E quando penso em fazer um bolo é sempre o chocolate que acaba por bailar na minha mente. Sim, bem sei que é verão e que os sabores cítricos e frescos são mais apreciados. Mas fico em êxtase quando chega a hora do lanche e penso numa generosa e fofa fatia de bolo de chocolate acompanhada de uma bola de gelado. E assim se constrói um verão mais feliz!


Para esta receita inspirei-me no Dark and Sumptuous Chocolate Cake da Nigella Lawson, receita do seu mais recente livro Simply Nigella. Não segui à risca a receita original, que é 100% vegan. Ainda assim acabei por fazer uma versão mais saudável de um bolo de chocolate em que usei óleo de coco em vez de manteiga e optei também por adicionar alguns ingredientes como os ovos, as natas, o leite e o perfume da baunilha. E claro, fiz um reajuste na quantidade dos ingredientes, até porque a capacidade da forma que usei assim o exigia. Resultou num bolo alto e fofo, com sabor acentuado a chocolate e ligeiras notas de coco, café e baunilha.

Com certeza já repararam que a forma é nova por aqui. Acabo de estrear uma nova forma da Nordic Ware, desta vez a Kugelhopf. Quando vos relatei aqui que um novo vício acabava de entrar cá em casa, agora venho confirmar esse mesmo vício. Estou completamente rendido à excelente qualidade destas formas que adquiro na loja Lecuine. Uma loja online, que nos permite comprar comodamente em casa, rápida a fazer a entrega dos produtos e em que os portes são gratuitos em compras de valor superior a 40€. Tudo bons motivos para nos perdermos por entre as lindas formas da Nordic Ware que para além de apresentarem uma robustez inigualável, têm um design único e exclusivo e são revestidas com várias camadas de um banho metálico anti-aderente que garante sempre um desenformar perfeito e sem correr o risco de o bolo pegar à forma.


Bundt Cake de Chocolate e Pétalas de Rosa
(receita adaptada do livro "Simply Nigella" de Nigella Lawson)

Ingredientes:
{para o bolo}
| 4 ovos
| 400 g de farinha de trigo s/ fermento
| 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 pitada de sal
| 1 c (sopa) de essência de baunilha
| 1 1/2 c. (chá) de fermento em pó
| 80 g de cacau em pó
| 1 c. (chá) de café solúvel
| 350 de açúcar amarelo
| 200 ml de natas
| 100 ml de leite
| 120 ml de óleo de coco (ou manteiga amolecida)

{para a cobertura e decoração}
| 100 g de chocolate negro
| 1 c. (sopa) de óleo de coco
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
| pétalas de rosas secas q.b.

Preparação: 
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga ou pulverize com óleo em spray uma forma de bundt.
Numa taça misture os ingredientes secos, a farinha peneirada com o bicarbonato de sódio, o sal, o fermento, o cacau em pó, o café e reserve.
Bata o açúcar com o óleo de coco e ao fim de alguns minutos junte os ovos, um de cada vez. Continue a bater até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Adicione a essência de baunilha e envolva e reserve.
Misture o leite com as natas e aqueça ligeiramente no microondas, cerca de 30 seg. na potência máxima.
Alternadamente, vá adicionando e envolvendo as misturas de leite e farinha na massa reservada. Envolva com uma espátula, sem bater demasiado e até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Verta o preparado na forma e leve ao forno cerca de 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar.
Retire o bolo e deixe arrefecer dentro da forma durante cerca de 10 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer numa grelha.
Coloque o chocolate em pedaços juntamente com o óleo de coco numa taça e leve ao microondas a derreter em intervalos de 30 seg. Mexa bem até o chocolate derreter completamente.
Verta o chocolate derretido sobre o bolo e decore a gosto com pistácios picados e pétalas de rosas.
Sirva acompanhado de uma generosa bola de gelado de baunilha.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. O formato é lindo , ficou um bolo fantástico.

    ResponderEliminar
  3. Esse bolo ficou lindissimo. Pétalas de rosas? Nunca experimentei.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/carbonara-com-crocante-de-linguica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Clara! Sim, são rosas secas que se vendem para fazer chá ou, neste caso, que são usadas para decorar bolos, gelados, pudins... São lindas!
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  4. Numa palavra: MAGNÍFICO!!! Estou a babar :P Bjinho (P.S. - consegui comentar normalmente pq mudei de browser...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ANjo de Mel! Ena ena, finalmente problema resolvido. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Boa noite.
    Gostaria de saber onde adquiriu as rosas??!
    E já agora.. A minha dieta foi-se!!
    É que é só de olhar para o blogue!! ;-) bejinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, estas são rosas secas próprias para chá. Podem ser adquiridas em lojas de produtos gourmet ou em lojas especializadas em chá. Também já as vi à venda no Martim Moniz em Lisboa. :)
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  6. Uau... Que tentador Célio. Super giro e apetitoso.
    Bjinhos!!

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  7. Esta é uma das minhas formas preferidas!
    E sim, são todas uma perdição. Ainda me faltam duas para ter a coleção mais completa e que adoro.
    E estou como tu, apesar de ser verão, adoro ligar o forno, nada me impede!
    E a vontade de fazer um bolinho, essa há sempre, bem como de chocolate hehe.
    Acho que fizeste um bolo mesmo lindo Mister Gula, e já me servia de uma fatia com uma bolinha de gelado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, é tão linda a forma. Também é das minhas preferidas, se bem que a Crown está no meu TOP. E valem cada cêntimo que damos por elas.
      Haja calor ou não, nada me impedirá de fazer mias um bolinho. :) :)
      Muito obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  8. Aiiiiii oh pá!! Que bolo!!! Que aspecto :D Só tu mesmo!!
    Será que me atrevo a tentar um bolo destes? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrever?! Claro que sim. Eu não resistiria.... eheheh :)
      Obrigado Sara.
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Célio, eu não me afasto do forno nem no pico do calor. Simplesmente não consigo, um bolinho bom tem de sair sempre. :) Como compreendo!
    Este teu ficou simplesmente magnifico. Essa forma é lindissima, para mim das mais bonitas, e o resultado divinal.
    Agora só faltava provar! ;)

    Bjinhossss
    Muitos Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susaninha, se eu pudesse dava-te a provar uma fatia com todo o prazer! :)
      Eu adoro fazer bolos, por isso nem o calor me impede de ligar o orno no pico do verão.
      Muito obrigado. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Olá Célio! Adoro chocolate e comia de bom grado uma fatia desse. :)
    Beijinhos.

    http://asreceitassaborosas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar