♠♠ Bolo de Pistácio e Lima com Buttercream de Baunilha ♠♠ 3º Aniversário do Blog


01 de Abril de 2013, dia em que dei a conhecer ao mundo este meu projecto, abrindo a porta da minha cozinha e partilhando com todos aquilo que mais gosto de fazer e mais prazer me dá, cozinhar. Não criei grandes expectativas e nem imaginava onde o blog me poderia levar, os momentos felizes que me viria a proporcionar. Começou como quase todos começam, um caderno de apontamentos no qual fui partilhando as minhas receitas, os meus registos culinários. Dei-lhe o nome de Sweet Gula. "Sweet" porque sou guloso assumido, adoro doces e sobremesas . "Gula" porque é o pecado mortal que mais vezes cometo, pois adoro comer e faço-o não só por necessidade mas também por prazer. Não é apenas mais um blog de culinária, este é o meu blog de culinária, um pedaço de mim que já faz parte da minha vida e sem o qual já não vivo. É o espaço ao qual dedico grande parte do meu tempo livre, fazendo e partilhando o que me faz feliz. No qual partilho muitas das minhas memórias de infância e algumas histórias pessoais, todas elas relacionadas com comida. 


Passados três anos amadureci e cresci enquanto ser humano. Aprendi que as oportunidades não caem do céu, que as coisas não acontecem por acaso e que para que aconteçam temos de ser nós a tomar a iniciativa. Trabalhar diariamente e não ficar sentado à espera do momento certo. Porque esse momento pode não aparecer, ou quando aparece já vai ser tarde. Aprendi que quando nos entregamos de coração a algo em que acreditamos, tem tudo para dar certo. As coisas quando são feitas com amor é meio caminho andado para que resultem e para que daí se possam colher alguns frutos. Aprendi a ser selectivo e a separar o que é bom daquilo que é menos bom. Tornei-me cada vez mais exigente comigo próprio e aprendi a estabelecer objectivos muito concretos e definidos. Se tem sido um caminho fácil?! Sim, sem dúvida, porque o blog é algo que construo com prazer, não uma necessidade ou obrigação. Exige muito trabalho e dedicação diária, mas é algo que me dá gozo, que faço por paixão e que me tem proporcionado momentos únicos e especiais à volta da comida, que me levou a espaços magníficos, que me deu a conhecer pessoas que muito admiro, que me levou a pessoas interessantes que partilham comigo a mesma paixão pela cozinha. Que me trouxe algumas amizades e que muito tem contribuído para a minha aprendizagem enquanto cozinheiro e entusiasta da cozinha. Todos os dias aprendo algo novo relacionado com a cozinha, seja através de uma receita que vi noutro blog, numa revista ou num livro, seja num programa de televisão ou numa visita a um mercado ou restaurante. Aprender é algo que cada vez mais gosto de fazer, mas também sou muito feliz a partilhar os meus conhecimentos.

Obviamente nada disto faria sentido se não existissem vocês, os meus leitores. Aqueles que fazem questão de visitar o blog, de consultar as minhas receitas e deixar um comentário ou uma palavra de apoio. Os que me lêem e seguem nas redes sociais ou que passam por aqui em silêncio. É interessante ver como em três anos o blog evoluiu bastante e cada vez são mais as pessoas que se juntam, falam e comentam sobre o blog. Não poderia estar mais agradecido a todos os leitores pelo carinho constante com que me recebem nas redes sociais, pela força e apoio diário que me dão para continuar a fazer mais e melhor. A todos vocês muito (mas mesmo muito) obrigado! ♥ Não poderia também deixar de agradecer às marcas que comigo colaboram, nas quais eu acredito, que me dão um voto de confiança e valorizam o meu trabalho.


Mas o maior agradecimento, esse vai para a minha companheira e esposa, a mulher da minha vida. Aquela que mais de perto vive este projecto comigo. A pessoa que prova a grande maioria das minhas receitas e que sabe sempre dizer no momento certo se este ou aquele prato está bom ou necessita de mais tempero. A pessoa que tantas vezes espera que eu termine uma sessão fotográfica e come um prato já frio, sem reclamar! Aquela que atura as neuras de um food blogger obcecado por livros de culinária que se vão amontoando e roubando cada vez mais espaço cá em casa. A que já se redimiu ao facto de, quando abre uma porta de um armário, não encontra aquele serviço de louça lindo, completo e a brilhar, mas antes toda uma panóplia de peças separadas, algumas delas já velhas e partidas, os chamados props, com os quais vou criando os meus cenários. A pessoa que segura neste bolo na imagem de cima, que colabora comigo quando eu preciso, que é minha maior conselheira e que me sabe sempre apoiar nos momentos certos! ♥♥♥

Sem mais demoras e porque é dia de celebrar, hoje a receita tinha de ser obrigatoriamente doce e especial. E como dizia a Julia Child "a party without a cake is just a meeting" hoje tinha que haver um bolo. No ano passado inspirei-me no Lomelino's Cakes e fiz este delicioso Bolo de Baunilha e Framboesa. Este ano a inspiração é nacional. Sigo de perto e admiro bastante o trabalho da Sandra, a nossa querida Migalha Doce. Recentemente participei num Workshop de Naked Cakes apresentado por ela, no qual decorei este bolo. Aprendi imenso e claro, o bolo que trago hoje é inspirado nas receitas e técnicas dela. Não se assustem, pensando que é uma receita muito elaborada ou difícil. Exige tempo, mas no final asseguro que vai compensar.

Adoro pistácios e acho que dão um sabor bastante agradável às sobremesas. Combinei com o toque fresco e cítrico da lima e do limão e daí resultou um bolo leve, fresco e que dá vontade de comer a toda a hora. Usei farinha de espelta, por ser mais rica e saudável e experimentei pela primeira vez o Swiss Merengue Buttercream que aromatizei com baunilha e com o qual vesti este bolo com tonalidades brancas e verdes, a chamar pela primavera. Não se façam rogados e ainda que virtual, quero partilhar com todos uma generosa fatia deste delicioso bolo. Obrigado a todos por estarem desse lado e me incentivarem a fazer mais e melhor!


Bolo de Pistácio e Lima com Buttercream de Baunilha
(receita inspirada no blog Migalha Doce)

Ingredientes:
{para o bolo}
| 225 g de farinha branca de espelta
| 1 + ½ c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 80 g de amêndoas moídas
| 120 g de pistácios moídos
| 2 ovos caseiros L
| 250 g de açúcar amarelo
| 250 g de iogurte de soja c/ sabor a lima
| 150 de manteiga amolecida c/ sal
| raspa de ½ limão
| raspa de 1 lima

{para o Swiss Merengue Buttercream}
| 3 claras de ovo à temp. ambiente
| 230 g de manteiga amolecida
| 150 g de açúcar granulado
| 1 pitada de sal
| 1 c. (café) de pasta de baunilha
| corante verde alimentar

Preparação Tradicional:
{Buttercream}
Aquecer um tacho com água ao lume. Na taça da batedeira juntar as claras, o açúcar e o sal e colocar a taça sobre o tacho, mas sem que a taça toque directamente na água. Mexer energicamente com uma vara de arames, sem parar de mexer e até o açúcar dissolver, cerca de 3 minutos.
Transferir a taça para a batedeira e começar a bater numa potência média-baixa. 
Aumentar a potência gradualmente até ao máximo e bater as claras até que fiquem brilhantes e formem picos firmes, cerca de 5-7 minutos.
Antes de juntar a manteiga a taça tem de estar completamente fria. Para ajudar a arrefecer use um pano húmido ou um saco com gelo.
Quando a taça estiver fria ao toque, reduza a potência para a velocidade média e adicione a manteiga aos poucos. Deixe bater, sem parar, por cerca de 10-15 minutos, até obter um creme liso e macio.
Adicionar a pasta de baunilha e voltar a bater para misturar.
Reserve uma chávena do buttercream ao qual irá adicionar algumas gotas de corante alimentar de cor verde, até atingir o tom desejado.

{bolo}
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas com 16 cm de diâmetro.
Coloque a farinha, o fermento, o sal, as amêndoas moídas e os pistácios moídos numa taça e misture.
Noutra taça bata a manteiga com o açúcar durante alguns minutos, até obter um creme esbranquiçado. Sem deixar de bater adicione os ovos, um de cada vez.
Junte o iogurte e as raspas de lima e limão e bata mais um pouco até incorporar.
Adicione a mistura de ingredientes secos e envolva bem com uma espátula até que todos os ingredientes se encontrem bem ligados.
Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante 40 minutos. Faça o teste do palito antes de remover do forno. Retire e deixe os bolos arrefecerem na forma por 15-20 minutos e depois desenforme.

{montagem}
Corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais totalizando quatro camadas de bolo.
Espalhe 1 c. (chá) de buttercream no prato onde vai servir o bolo (irá servir de "cola" para a primeira camada).
Coloque a primeira camada no prato e cubra com buttercream, usando um saco de pasteleiro.
Disponha a segunda camada e volte a cobrir com buttercream. Repita o processo para todas as camadas.
Por fim, faça uma ligeira pressão com a palma da mão na última camada para o buttercream "prender" e preencha os espaços vazios com buttercream.
Com uma espátula, alise no topo do bolo e em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.
Use a espátula para adicionar o buttercream verde, tanto no topo do bolo como na parte inferior deste, dando um colorido degrade e volte depois a alisar com a espátula.
Decore a gosto com flores e pistácios picados grosseiramente.
Coloque o bolo no frigorífico e retire no mínimo 30 minutos antes de servir.


Preparação Thermomix - Bimby:
{Buttercream}
(tanto o copo como a borboleta deverão estar bem limpos e secos)
Coloque a borboleta no copo, junte as claras, o açúcar e o sal e programe (5min/60ºC/vel3½). Terminado o tempo programe (6min/vel3½).
Programe a Bimby na vel3½ e aos poucos vá adicionado a manteiga em cubos pequenos. Deixe bater nessa velocidade durante 4-5 minutos. Junte a pasta de baunilha e bata (1min/vel3½).
Se o merengue ainda não estiver firme, leve alguns minutos ao frio e depois volte a bater na vel3½.

{bolo}
Coloque a manteiga e o açúcar no copo e programe (2min/37ºC/vel2).
Programe (1min/vel3) e adicione os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Junte o iogurte e as raspas de lima e limão e programe (20seg/vel4).
Adicione a mistura de ingredientes secos e programe (5seg/vel4)
Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante 40 minutos. Faça o teste do palito antes de remover do forno. Retire e deixe os bolos arrefecerem na forma por 15-20 minutos e depois desenforme.

{montagem}
Corte o topo de cada bolo deixando a superfície uniforme. Divida cada bolo em duas partes iguais totalizando quatro camadas de bolo.
Espalhe 1 c. (chá) de buttercream no prato onde vai servir o bolo (irá servir de "cola" para a primeira camada).
Coloque a primeira camada no prato e cubra com buttercream, usando um saco de pasteleiro.
Disponha a segunda camada e volte a cobrir com buttercream. Repita o processo para todas as camadas.
Por fim, faça uma ligeira pressão com a palma da mão na última camada para o buttercream "prender" e preencha os espaços vazios com buttercream.
Com uma espátula, alise no topo do bolo e em toda a volta, até que o buttercream fique uniforme.
Use a espátula para adicionar o buttercream verde, tanto no topo do bolo como na parte inferior deste, dando um colorido degrade e volte depois a alisar com a espátula.
Decore a gosto com flores e pistácios picados grosseiramente.
Coloque o bolo no frigorífico e retire no mínimo 30 minutos antes de servir.

40 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário do blog e pelo bolo que tem um aspecto maravilhoso Célio. Desejo que continues esta tua vocação, que promete muitos e muitos mais sucessos.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou uma beleza! Parabéns pelo blog e venham mts mais anos sempre c receitas deliciosas e atractivas :) Abraço!

      Eliminar
  2. Olá Célio,
    Muitos parabéns por este teu projeto que tem sido um verdadeiro sucesso, totalmente merecido. Nas várias receitas e nas fotografias maravilhosas vê-se, não só o talento, como também o trabalho que pões em tudo o que fazes. E eu consigo dar o valor, muitas vezes penso que devia ter um blogue sobre batons e cremes e não um que dá tanto trabalho, deixa a cozinha toda desarrumada e que, se não gostamos do resultado final ou se as fotos não ficaram tão bonitas como tinhamos imaginado, nos leva a recomeçar tudo de novo :)
    Desejo-te muito sucesso para este 4º ano de vida, do fundo do coração.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  3. Arrisco-me a dizer que este bolo é o mais bonito (na minha opinião) que publicaste no blogue! Acho-o de uma simplicidade encantadora, e as flores casam na perfeição com o bolo...para não falar que deve ser uma verdadeira delícia ao paladar! Fiquei fascinada de verdade!

    Parabéns pelo aniversário do blog, anos de partilhas maravilhosas! E de facto que está ao nosso lado, tem de ser muito paciente e compreensivo para "aturar" todo o tempo perdido (ganho) na preparação de cada publicação.

    Beijinho e continuação de muito sucesso*

    ResponderEliminar
  4. Vou levar uma fatia comigo para a ilha do Faial Açores... muitos parabéns e muitas e deliciosas receitas.

    ResponderEliminar
  5. Célio, que bolo mais lindo e perfeito...apaixonante, as cores, os sabores, a decoração... completamente ao meu gosto!♥ Fiquei com muita vontade de provar, adoro pistácio.
    Estás de Parabéns, o blog é lindo!
    Desejo-te muito sucesso e continua a brindar-nos com as tuas receitas maravilhosas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olha... isto deve ser de andar com poucas horas de descanso, mas juro que este post me deixou emocionada. Pelas imagens, o bolo perfeito e pela tua dedicatória à mulher da tua vida. Vocês são mesmo liiiiindos! Já mencionei o bolo perfeito? É que está MESMO perfeito!
    Quanto ao aniversário do Sweet, sabes bem a minha opinião sobre o teu projeto... este Blogue, para mim, está no TOP daqueles blogs de culinária que reúnem todos os requisitos: imagens lindas, lindas, textos que nos falam ao coração e às memórias e, o mais importante (visto que é um blogue de culinária), receitas MARAVILHOSAS! És uma estrela e tenho a certeza de que muitas mais coisas boas vão acontecer. Porque mereces. Porque só alguém genuíno e lindo por dentro conseguiria passar estas emoções, que estas coisas não se fingem!
    Tudo isto (desculpa o testamento, ok?) para dizer: PARABÉNS sweetzinho!
    Bjo grande, amigo.

    ResponderEliminar
  7. Oh my God! Palavras para quê?! Não há palavras para a beleza e para a perfeição! Muitos Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que maravilhosa obra de arte!!! Muitos parabéns, está fantástico ;) muitos parabéns pelo blog, é uma delícia ;)

    ResponderEliminar
  9. Porque acho que com o avançar da idade me acho com autoridade para dizer o que penso, quer seja bem aceite ou não, e de expressar carinho a quem merece, venho dar-te os parabéns por traduzires a pessoa bonita que és num blogue reluzente! Muita gente opta por invejar, por desconstruir com palavras o sucesso merecido dos outros, por medo e incapacidade em saírem da normalidade e se desafiarem a fazer mais e melhor. Estagnam. Optam por um caminho confortável e errado. Não te conheço pessoalmente, é certo, mas os teus textos não podem traduzir uma pessoa diferente. Ninguém consegue disfarçar por tanto tempo. Sendo assim, e porque a tua obra está à vista, através deste hobby delicioso que abraçaste, quero dar-te os parabéns por estes três anos de partilhas e confidências culinárias. Um beijinho muito especial para a tua esposa que te apoia incondicionalmente, e com muita paciência, como explicas, neste caminho que trilhas e que te enriquece a cada passo. Deste lado, fico sempre em êxtase com as tuas receitas e reportagem fotográfica! Hoje isto voltou a acontecer. És, como já afirmei, um menino de ouro!

    Muitas felicidades!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio: é sempre um prazer vir aqui quer para ler os teus textos, quer para apreciar o que tão generosamente partilhas.Muitos parabéns por este teu cantinho, onde sempre somos acolhidos com amizade e simpatia.O teu bolo está fantástico e com cores de primavera. A minha fatia aceito com todo o gosto. Votos de muitas repetições.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Célio, primeiro que tudo muitos parabéns por mais um aniversário deste espaço que já visito com regularidade, mesmo que seja por vezes em silêncio.
    Ao ler o teu texto revejo-me nestas tuas palavras (em certa parte. És uma inspiração para todos nós, quer sejam pelas receitas, pelos textos ou simplesmente pelas magnificas fotografias. Cada vez melhores que traduzem o bom gosto e o imenso trabalho.
    Quanto a este bolinho não poderia ser melhor.Está PERFEITO!! e LINDO!!!
    Mais uma vez parabéns.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha!! Fotos, decoração, texto,... em tudo se vê paixão, pelo que se está a fazer,,,
    Muitos parabéns pelo blog, pelo trabalho, pela partilhas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio! Muitos parabéns pelo aniversário, mas não deixando de te felicitar também pela tua paixão pela cozinha, pelas magnificas fotos e pelas tuas palavras tocantes...P A R A B É N S !!!

    Um abraço
    Célia
    http://baptis-sweetlife.blogspot.no/

    ResponderEliminar
  14. Célio, que texto bonito, que bolo fantástico e que fotos maravilhosas! Que venham muitos mais anos de partilhas doces com as inspirações a que já nos habituaste. Desejo-te o maior sucesso! Um beijinho, Isabel

    ResponderEliminar
  15. Célio, muitos parabéns pelo aniversário deste fantástico blog! Não sei do gosto mais, se das receitas, das fotos ou dos textos. Sei que gosto de aqui vir, nota-se bem o amor e carinho colocado em cada receita, em cada foto.
    Continuação de muito sucesso!
    Um beijinho
    Vanda

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Célio, Parabéns pelo aniversário do fantástico e especialíssimo blog, obrigado pelas partilhas das receitas, dos textos que escreve e claro pelas lindíssimas fotos!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Muitos, muitos parabéns querido amigo!!!!
    Este sweet só podia ter sucesso porque ele é todo criado com muito trabalho, mas principalmente com imenso amor e isso nota-se em tudo o que escreves, em cada fotografia maravilhosa e, claro, nas deliciosas receitas.
    E essa grande Mulher e linda companheira é fantástica e vocês os dois são lindos!!!!
    Desejo que continues com imenso sucesso e que sejas sempre reconhecido porque mereces.
    Um beijo doce amigo <3

    Ah .... o bolo está fabuloso e só dá vontade de entrar pelo ecrã e "roubar" uma fatia ;)

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns por mais este ano. O teu blogue é uma inspiração tanto pelas receitas como pelos textos tao bonitos e cuidados, como pelas tuas imagens. Revejo-me nas tuas palavras em relação à tua esposa. Aqui em casa é o mesmo, diz-me o marido "não chega de propôs?" "ja invadiste os armários no corredor"
    Mas no fim ainda me ajuda a fotografar e espera até poder comer sem nunca reclamar, esposo de foodblogger sofre!!!
    um abraco e boa semana :)

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Célio, pelo excelente trabalho feita ao longo destes 3 anos. Deliciosas partilhas com igualmente deliciosas fotografias.
    Mais uma vez parabéns.
    Que venham muitos mais :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Que bolo mais lindo!!! :) Parabéns pelo talento :)

    ResponderEliminar
  21. Deixo agora o comentário por aqui: ainda não tinha lido o texto por inteiro e penso que os "parabéns" que deixei no facebook não fazem justiça às tuas palavras. Para além do bolo lindíssimo - mas são todos, não são?! - fiquei comovida com as palavras de agradecimento, em primeiro lugar à tua mulher, e em segundo, aos teus leitores. Não se constrói um blogue em vão, não é uma montra para o mundo. Há interacção e trocas que podem mudar o rumo que lhe damos. E neste caso o rumo está de parabéns. Espero em breve ter oportunidade de te conhecer pessoalmente, quero muito assistir a um dos teus workshops! Até breve! Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. 3 anos... Até parece mentira, não? :D Muitos parabéns, mereces que o blog cresça ainda mais porque tens conteúdo de qualidade. Este bolinho, por exemplo, está capaz de pôr qualquer pessoa a salivar :)

    ResponderEliminar
  23. Muitos parabéns Célio :) festejar com um bolo destes tão perfeito é mesmo a cereja no topo do bolo como se costuma dizer. Gosto muito de te vir "visitar" aqui a este espaço, apesar de muitas vezes em silêncio (o tempo, sempre o tempo) mas tenho a dizer-te que a tua evolução nestes 3 anos tem sido de louvar e aplaudir de pé :) Parabéns a ti que estás por detrás deste blogue tão lindo e inspirador :) um beijinho

    ResponderEliminar
  24. Célio meu doce de pessoa, a tua mulher é uma sortuda por ter um marido prendado como tu e tu, um sortido por teres ao teu lado essa mulher fabulosa que descreves e a quem deves ter emocionado e muito com este teu texto.
    Eu, confesso, estou com pele de galinha, pois como sempre e mais uma vez, fiquei emocionada com mais este teu texto.
    Continua com os teus posts, as tuas partilhas magníficas e celebra muitos mais aniversários de blogue pois eu, estarei sempre deste lado a aplaudir as tuas magníficas criações, mas, sobretudo, nunca deixes de ser essa pessoa linda que, embora não conheça pessoalmente, tenho a certeza que és!
    Quanto ao bolo, nem comento, pois não é perfeito, para mim, é o corolário da perfeição dos Naked!!
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  25. E deste lado é tão bom vir cá, sempre, e levar de cá um sorriso.
    Célio, muitos parabéns pelo aniversário do blog, por fazeres sempre o que gostas e por partilhares connosco as receitas e também os teus textos, que adoro ler.
    Este de hoje está lindo e a tua esposa, aposto que adorou :) e como uma celebração precisa de bolo, este está perfeito!! Ficou lindo.
    Força e continua a fazer sempre o que gostas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Olá Célio!
    Não me canso de dizer-te o quanto admiro o teu trabalho e este maravilhoso blog, as reportagens fotográficas são de facto extraordinárias, bem como os textos que acompanham. ;)
    Muitos parabéns pelo teu trabalho e pela partilha que dele tens feito, deliciando-nos com as tuas receitas, sempre muito apetecíveis.
    Desejo-te muitas felicidades e que continues esta caminhada sempre com garra, tal como tens feito.
    Beijinhos e tudo de bom. :)

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pelo blogue, pelos três anos, pelas receitas fantásticas e pelo texto! :)
    É sempre tão bom passar por aqui, ler mais uma história, inspirar-me em mais uma receita e saber que desse lado é algo genuíno!
    O bolo, está tão bonito, bem como os da Sandra, perfeito perfeito! Um dia, se conseguir, irei fazer um assim :)
    Continua sempre por aqui!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. This is extraordinarily lovely. I would love to make this for my wedding, is there an English translation of the recipe?

    ResponderEliminar
  29. Não resisti em testar este bolo para o meu aniversário! Ficou aprovadíssimo! :D
    http://eu-cozinho.blogspot.pt/2016/10/bolo-de-pistacio-e-lima.html
    Coloquei os créditos ao blog Sweet Gula :)

    ResponderEliminar
  30. Olá!
    Tentada a fazer este bolinho para o aniversário do meu filho... Os pistácios q utilizou são salgados ?
    Obrigada
    Paula
    Boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Sim, utilizei os pistácios normais, salgados de compra e retirei-lhes as cascas.
      Chamo a atenção para o facto de que utilizei nesta receita uma forma de 16 cm de diâmetro. Como é para aniversário e se utilizar uma forma maior, deverá duplicar a receita.
      Obrigado e Festas Felizes!

      Eliminar
  31. This cake is to die for! I saw it on pinterest and dived far to find you! So stunning!


    www.salvialimone.com

    ResponderEliminar
  32. Olá Sweet Gula,
    É maravilhoso ver as suas receitas, fico encantada!

    Que marca aconselha para o corante que utilizou para o Buttercream?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá AG!!
      Fico muito feliz por gostar das minhas sugestões.
      Em relação ao corante, depende da tonalidade que quiser dar ao bolo. Eu costumo usar os da Wilton, que pode encontrar em qualquer loja especializada em bolos e cake design. Mas se for para uma utilização única, não precisa investir muito dinheiro num corante e nesse caso recomendo os da Vahiné que existem à venda nos supermercados e servem perfeitamente para o efeito.
      A Vahiné vende um conjunto de 3 (vermelho, amarelo e azul) e misturando várias gotas destas cores, irá obter a cor que pretende.

      Obrigado.

      Eliminar
  33. Sweet Gula muito obrigada pela recomendação ;)

    ResponderEliminar
  34. Fiz mas não saiu igual, porém todos a. atam

    ResponderEliminar
  35. Boa noite. Parabéns pelo blog. ADORO.
    Será que dá para utilizar farinha normal?

    Bem haja

    ResponderEliminar