Salada de Beterraba, Laranja e Feta


Por aqui contam-se os dias para entrar de férias. Julho passou rápido, Agosto também caminha apressado e já só penso naqueles dias de descanso a ouvir o som do mar, caminhar descalço na areia molhada e sentir o sol beijar a minha pele. Chegar a meio de Agosto e ter ainda um tom de pele claro é algo que não me agrada de todo. Mas acreditem, este ano ainda não consegui fazer um único dia de praia, o tempo livre não tem sido muito. Por isso já só penso em férias. Mas enquanto esses dias não chegam vamos saboreando o Verão à mesa, devagar e sem pressas. São tantas as coisas boas que esta estação tem para oferecer que seria um desperdício não as aproveitar. As refeições querem-se simples e frescas, ao sabor dos dias. E aqui as saladas são rainhas. Deliciosos combinações de sabores e texturas, cores e aromas que proporcionam momentos de felicidade e partilha à mesa. 


Como vou de férias mais tarde gosto de manter o meu bronzeado por mais tempo. Existem alguns truques para que isso seja possível, como manter a pele bem hidratada, por exemplo. Mas também a alimentação tem aqui um papel fundamental. Não acreditam?! Então leiam o artigo que criei em colaboração com o site Alegro,  que podem ler na íntegra aqui e no qual falo, precisamente, nos alimentos que podem ser consumidos de forma natural e saudável, quer seja em saladas, sopas, sumos ou batidos e que ajudam a manter o bronzeado. Apresento uma sugestão, dando especial destaque à beterraba, à laranja e ao agrião que juntos resultam numa deliciosa salada, perfeita para levar para a praia ou então para aqueles dias de preguiça em que não apetece cozinhar.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Alimentos Essenciais Para Manter um Bronzeado Saudável

Verão é sinónimo de férias, de calor e de dias longos com muito sol. Muitos são os que aproveitam para dar uns mergulhos na piscina ou então para rumar até às praias, aproveitando para carregar baterias e passar tempo de qualidade em família. Em simultâneo, aumenta a vontade de ganhar aquela corzinha especial, o "bronzeado dourado e perfeito" que todos queremos manter por mais uns meses, após o Verão.

Antes de mais, alertar para o facto que já todos conhecem. Não são as longas horas de exposição solar que nos darão o bronzeado perfeito. Bem pelo contrário, uma vez que essa prática é prejudicial para a nossa saúde, aumentando assim o risco de cancro de pele.

Então, como é possível criar e manter um bronzeado perfeito?!

Para além do uso indispensável de um protector solar adequado a cada tipo de pele e da exposição correcta e progressiva ao sol, existe um outro factor bastante relevante e que faz parte do nosso dia-a-dia, a alimentação. Ao optarmos por uma alimentação saudável, escolhendo alguns ingredientes em detrimento de outros, não só estamos a dar um tom perfeito à nossa pele como ainda estimulamos o bronzeado de forma natural. Paralelamente, manter a pele bem hidratada também vai ajudar. Para tal, devemos beber muita água e usar cremes hidratantes.

Alimentos ricos em betacaroteno, o pigmento natural existente em algumas plantas, auxiliam na produção da melanina, o pigmento responsável pela cor da nossa pele. Os betacarotenos são precursores de vitamina A que estimulam naturalmente a produção de melanina e, ao mesmo tempo, são antioxidantes que irão proteger as nossas células dos raios solares prevenindo dessa forma o envelhecimento da pele pela exposição solar.

(leiam o artigo completo aqui)


Salada de Beterraba, Laranja e Feta
Ingredientes:
| 2 laranjas
| 150 g de folhas de agrião (ou rúcula)
| 8 beterrabas pequenas (ou 2 grandes), cozidas
| 100 g de queijo Feta                           
| sumo de 1 laranja
| 1 c. (sopa) de azeite
| 1 c. (sopa) de mel
| 1 c. (sopa) de vinagre
| 1 c. (spa) de mostarda em grão
| 50 g de pinhões tostados

Preparação:
1 . Descasque as laranjas e corte-as em rodelas finas. Disponha as rodelas numa taça ou prato fundo e sobre estas faça uma "cama" com as folhas de agrião.

2 . Corte as beterrabas em rodelas e distribua por cima do agrião. Esfarele o queijo Feta e espalhe pela salada.

3 . Dentro de um frasco coloque o sumo de laranja, o azeite, o mel, o vinagre e a mostrada em grão e agite durante alguns segundos. Regue a salada com este molho e finalize com pinhões tostados.

Eton Mess de Pêssego


Num piscar de olhos chegamos ao mês de Agosto. O Verão, apesar de se apresentar meio tímido, tem-nos presenteado com temperaturas altas e longos dias de sol. Esta é aquela altura do ano em que a maioria das pessoas se encontra de férias, aproveitando para descansar, fazer uma pausa na rotina diária e passar algum tempo de qualidade em família. Para não perder muito tempo na cozinha, as refeições querem-se simples e descomplicadas, mas ainda assim cheias de sabor. É tempo de saladas, de sopas frias, muitos legumes e a deliciosa fruta da estação. Esta chega cá a casa em abundância e variedade e assim vai dando alguma tonalidade e sabor aos pratos de Verão. As saladas ficam mais coloridas e saborosas, os gelados são muito mais saudáveis, feitos com fruta fresca e biológica. E como é tempo de férias e as calorias não contam, não dá para resistir a uma ou outra sobremesa. Há que aproveitar toda a fruta de Verão e com ela preparar sobremesas frescas e simples.


Este ano os pêssegos chegam em força, grandes, suculentos e com uma cor amarela irresistível. Como as sobremesas também se querem leves e práticas, a fruta é sempre uma boa escolha na hora de alimentar a gula. E assim decidi criar esta sobremesa, para dar escoamento à fruta cá de casa. Uma sobremesa simples, muito fácil de preparar e que quase se come sem culpas, por ser mais saudável. Preparei-a em pequenos copinhos, mas sintam-se á vontade para a apresentar numa taça grande e assim partilhar com toda a família. São pequenas camadas de puro prazer e frescura, com ingredientes comuns, para saborear num dia quente de Verão.

Sobremesas frescas em camadas, foi este o tema escolhido para a 51ª edição do "Dia Um... Na Cozinha". Um tema que agrada a toda a gente e que nos dá liberdade total para criar deliciosas sobremesas. Com um pouco de criatividade e alguns ingredientes conseguimos surpreender e refrescar  os paladares de quem mais gostamos.

Usar ingredientes de qualidade nas nossas receitas faz toda a diferença. Decidi assim sofisticar e usar o novo doce Natura de Pêssego da Quinta de Jugais. Esta marca acaba de lançar no mercado uma gama composta por cinco doces naturalmente deliciosos. Sem açúcares adicionados e com uma percentagem de 60% de fruta acabada de colher, estes doces não têm na sua composição qualquer corante ou conservante, sendo preparados apenas com a melhor fruta e muito amor. A linha Natura é uma versão saudável para quem não se quer privar de um doce de vez em quando e ao mesmo tempo procura reduzir o consumo de açúcares refinados.


Eton Mess de Pêssego 
(receita adaptada do blog The White Ramequins)

Ingredientes: (receita para 6 tacinhas)
| 4 pêssegos amarelos grandes                              
| sumo de 1 lima
| 300 ml de iogurte grego natural
| 3 c. (sopa) de mel (ou xarope de agáve)
| 1 c (chá) de pasta de baunilha (ou essência)
| 1 c. (sopa) de pistácios picados
| 12 suspiros pequenos
| 6 c. (sopa) rasas de doce de pêssego s/ açúcar (usei Natura Quinta de Jugais)

Preparação:
1 . Triture dois pêssegos juntamente com o sumo de lima, até ficar em puré e reserve.

2 . Corte os outros dois pêssegos em pedacinhos pequenos e reserve.

3 . Misture o iogurte grego com o mel e a baunilha.

4 . No fundo de cada copo ou taça disponha 1 c. (sopa) de doce de pêssego. De seguida faça camadas, distribuindo pelas taças 1/3 da mistura de iogurte grego, o pêssego em pedaços, alguns suspiros partidos em pedaços e o puré de pêssego. Repita o processo até ter terminado todos os ingredientes.

5 . Finalize as camadas com pistácios picados e um suspiro em cada taça. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

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Bundt Cake de Manteiga de Amendoim


A verdade é que eu não preciso de desculpas para fazer um bolo. E nem o calor me afasta  da cozinha ou impede de ligar o forno. Um bolo, seja ele simples ou mais elaborado, é sempre um bom motivo para me deixar feliz. Nada se compara a todo o processo de misturar os ingredientes de uma receita, sem nunca esquecer o ingrediente principal, o amor. Sim, porque eu cozinho com o coração, deposito carinho em tudo o que faço. Depois é só ver a magia acontecer, alguns minutos depois. E aquele momento em que o bolo está quase a sair do forno e toda a casa já está perfumada, não existe explicação para tal, mas eu chamo-lhe felicidade.


Desta vez o perfume que se espalhou no ar veio sob a forma de manteiga de amendoim. Adoro manteiga de amendoim. Nada como uma torrada generosamente barrada com este ingrediente dos deuses. Já experimentei usar em bolachas, fiz esta receita que também pode ser feita com manteiga de amêndoa. E qual delas a melhor! 

Serviu esta receita para dar uso e finalmente estrear a minha nova forma da Nordic Ware. Sou fã destas formas e fico em êxtase sempre que sai uma nova para o mercado. Desta vez trata-se da Lotus Bunt, uma forma com revestimento exterior dourado e que é linda de morrer. Confesso que apenas fiquei desiludido com o tamanho dela. Sim, para quem está habituado a estas formas, esta é de menor capacidade que as normais, levando cerca de metade da massa. Por isso, caso queiram usar uma forma normal, aconselho a dobrarem a receita. Mas como o tamanho não é aqui definitivamente importante, e o que interessa é um bolo lindo e delicioso, o resultado está à vista e confesso que não desilude em nada. Se tal como eu forem fãs de manteiga de amendoim, experimentem este bolo que não só deixará a vossa casa perfumada como proporcionará momentos muito felizes.


Bundt Cake de Manteiga de Amendoim

Ingredientes:
| 200 g de farinha
| 1 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| 50 g de manteiga à temp. ambiente
| 100 g de açúcar amarelo
| 200 g de manteiga de amendoim (usei c/ pedaços)
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 2 ovos
| 140 ml de leite
| pólen de abelha para decorar (opcional)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com spray anti-aderente uma forma de bundt e reserve.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada, o fermento, o sal e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar durante cerca de 5 minutos, até obter um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga de amendoim, a essência de baunilha e os ovos, um de cada vez. Bata até que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

4 . Aos poucos e alternadamente vá adicionando a mistura de farinha e o leite. Envolva bem todos os ingredientes, mas sem bater.

5 . Verta a massa para dentro da forma e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno durante cerca de 30-35 minutos (se tiver dobrado a receita aumente o tempo em 10-15 minutos). Faça o teste do palito antes de desenformar.

6 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma durante 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

7 . Decore a gosto com pólen de abelha (opcional).

Águas Aromatizadas - 4 Receitas Funcionais para o Verão


É do conhecimento de todos que beber água faz bem à saúde. Ainda assim tenho consciência que não bebo o suficiente e dou muitas vezes por mim a pensar que deveria beber mais água. Mas com estes dias de calor, a vontade de beber água aumenta, também devido ao facto de transpirarmos mais. Gosto de beber um copo de água logo pela manhã, ainda em jejum, dizem que ajuda a limpar o organismo. Mas durante o dia nem sempre tenho o hábito de o fazer. A única excepção é mesmo quando estou no ginásio e aí sim, bebo imensa água.

Como incentivo para passar a beber mais água  comecei a fazer águas aromatizadas. São muito simples de preparar, são saudáveis, pois não levam qualquer tipo de açúcares adicionados e podem ser preparadas com qualquer tipo de fruta, ervas aromáticas ou especiarias. Eu prefiro as que levam limão, mas tendo em conta que existe uma grande variedade de fruta no Verão, as combinações são mais que muitas. Misturamos umas ervas aromáticas ou especiarias ao nosso gosto, juntamos umas pedras de gelo e em poucos minutos temos uma água deliciosa que irá ajudar-nos a manter o corpo hidratado e a estabilizar a temperatura corporal.


No meu frigorífico passou a existir sempre um jarro com água aromatizada. Vou variando o sabor conforme a fruta que chega cá a casa. Agora já não tenho desculpas e noto que passei a beber mais água durante o dia. Das últimas águas que preparei cá em casa sairam quatro combinações deliciosas de sabores. Preparei estas receitas para acompanhar o artigo de Julho que criei em colaboração com o site Alegro, o qual vos convido a ler na íntegra aqui. Neste artigo falo um pouco da importância de beber água e dou a conhecer as águas aromatizadas como alternativa à água simples. Apresento ainda  quatro sugestões funcionais que nos irão ajudar a manter hidratados.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Águas Aromatizadas - 4 Receitas Funcionais Para o Verão

A água é um elemento natural importante. Sem ela nenhum organismo vivo existiria ou sobreviveria, estimando-se que entre 60% a 70% do corpo humano é constituído por água. Ela vai garantir o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo como um todo e tem um papel fundamental na eliminação de toxinas e no transporte de nutrientes, oxigénio e sais minerais que mantêm as células vivas. É ainda responsável por regular a temperatura corporal.

Nunca será demais, portanto, reforçar a ideia de que é importante beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Não sendo possível armazenar a água no nosso corpo, devemos ingeri-la com frequência por forma a manter o balanço entre a quantidade ingerida e a que se perde.

Contudo, manter esse equilíbrio não é fácil. Principalmente agora que os dias são mais quentes, a quantidade de água que libertamos é maior e por isso devemos beber água com mais frequência. Mas o simples gesto de beber água é para muitos um sacrifício. Por descuido ou porque simplesmente não apreciam o sabor insípido da água, é aqui que entra o papel das águas aromatizadas. Estas têm sabores mais fáceis de agradar ao paladar, além de serem saudáveis e práticas de preparar.

Para além de nos manterem hidratados e saciar a sede, as águas aromatizadas têm um papel fundamental na melhoria da digestão e na limpeza do organismo funcionando como elemento "desintoxicante".

(leiam o artigo completo aqui)


Águas Aromatizadas

Nota: para todas as receitas é usado 1 litro de água

Água Aromatizada com Morango e Manjericão
| 8-10 morangos
| 1 ramo de manjericão          

Preparação: 
Lave bem os morangos e corte-os em metades ou quartos. Separe as folhas de manjericão e coloque tudo num jarro. Acrescente 1 litro de água e deixe repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou, de preferência, durante toda a noite.

Água Aromatizada com Lima, Framboesa e Hortelã
| sumo de 1/2 lima
| 1 lima
| 1 chávena de framboesas
| 1 ramo de hortelã                     

Preparação: 
Esprema para um jarro o sumo de 1/2 lima. Adicione uma lima  cortada em rodelas finas. Junte as framboesas lavadas e as folhas de hortelã. Encha o jarro com 1 litro de água e deixe em repouso durante a noite. Varie na quantidade de hortelã consoante o seu gosto.

Água Aromatizada com Mirtilos e Alecrim
| 1 chávena de mirtilos
| 1 raminho de alecrim

Preparação:
Lave os mirtilos e coloque num jarro. Adicione 1 raminho de alecrim lavado e encha o jarro com 1 litro de água. Deixe a repousar no frigorífico durante toda a noite e na hora de servir acrescente pedras de gelo.

Água Aromatizada com Limão, Pepino e Lavanda
| sumo de 1/2 limão
| 1 limão
| 1/2 pepino
| 5-6 flores de lavanda

Preparação:
Lave bem o pepino e corte em rodelas, sem tirar a casca. Junte o sumo de 1/2 limão e as rodelas de 1 limão. Encha o jarro com água e adicione as flores de lavanda. Leve a repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou preferencialmente durante toda a noite.